sábado, 1 de outubro de 2011

Sejam Santos


Numa visão bíblica, ser santo é ser separado do impuro e do profano e ser destinado à comunhão e ao serviço de Deus. Em outras palavras significa: ser puro aos olhos de Deus. Na Sagrada Escritura, a santidade de Deus torna-se modelo e critério para a santidade do homem: Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo (Levítico 19,2). A santidade tem um caráter espiritual e moral, que revela o ser humano na sua totalidade. No sermão da montanha, Jesus formula a exigência de pureza: Bem - aventurados os puros de coração porque verão a Deus! (Mateus 5,8). Tal exigência sempre continuará fundamental, pois ó visa a estabelecer a caridade, nascida de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. Assim, ser santo é equivalente a ser puro, sendo este o principal objetivo do cristão: Purifiquemo-nos de toda imundice da carne e do espiríto, realizando plenamente nossa santificação no temor de Deus (2Coríntios 7,1).
Ao longo do séculos, a Igreja reconheceu em muitos homens e mulheres a busca contínua de santidade, pessoas que desejaram e se empenharam em participar da santidade de Deus. A Igreja procurou então destacar essas pessoas, elevando-as aos altares como testemunhas que passaram pelo processo de santificação, permanecendo fiéis ao chamado fundamental.

A Solenidade de Todos os Santos, que celebramos em novembro, comtempla a vida dos que seguiram fielmente a Cristo. Essa celebração caracteriza também amissão da Igreja, que nos ensina uma vida segura pela qual, no meio das dificuldades do mundo, segundo o estado e a condição de cada um, possamos chegar à perfeita união com Cristo, isto é, á santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário