Meus queridos irmãos e irmãs
Alegria e paz aos seus corações!
Resolvi escrever algo sobre o Natal do Senhor em sua oitava, pois, além de ainda ser tempo do Natal que, diga-se de passagem, só acaba com a festa do se Batismo, iniciando a primeira parte do Tempo Comum, escrevo por um motivo de alerta também. Poderia ter dado muito bem este alerta num dos últimos dias do tempo do Advento ou no próprio dia do Natal do Senhor. Mas quis fazer o que todos estão fazendo na Atualidade: deixando o verdadeiro Natal para depois ou simplesmente se esquecendo do que aconteceu a vinte e cinco de dezembro do século I em Belém.
O Natal é tempo de solidariedade, é tempo de renovar a mentalidade, é tempo de paz, é tempo de amor.

Mas, primeiramente devemos nos relembrar de que o Natal não surgiu do nada, que não é só uma festasinha, como os capitalistas, os pagãos, os protestantes e a mídia quer que acreditemos. O Natal é o nascimento do verbo de Deus do seio da Virgem Maria. É tempo de irmos ao encontro do Menino Jesus e N'Ele buscarmos a solidariedade, a renovação, a cura interior, a paz. É no Cristo que devemos buscar principalmente o amor, e não em presentes, em programas televisivos etc. Até a Missa do galo teve de ser trocada de horário, mudando a tradição da Igreja, porque o povo está acomodado demais. A maioria dos católicos de hoje não tem compromisso com a Igreja no Natal, nem no domingo, nem em dias da semana, mas tem para uma festa, para um culto protestante, para meditações budistas, para horóscopo etc. A Igreja que Jesus fundou, assim como Ele próprio, estão sendo deixados de lado pelo consumismo, pelo paganismo, por qualquer outra coisa ruim. Lhe pergunto, irmão, irmã consumista: você ficaria magoado (a) se não ganhasse absolutamente nada no Natal, ou melhor, no seu aniversário? Nada mesmo. Atenção, presentes, dinheiro. Eu creio que ficaria profundamente abalado(a). Imagine. Você, o (a) aniversariante passar o seu aniversário somente com seus pais em sua sala sentados. Então eu lhe convido a olhar para como está o aniversário do seu DEUS! Como você e tantas outras pessoas o deixam de lado em toda Missa do Galo, em toda Missa de Natal que você falta, em toda comunhão que você ousa dizer ser simbólica, negando o que o seu DEUS,o que o nosso DEUS tão amável e compassivo nos revelou pela sua Igreja, que você também ousa dizer que é falsa nas atitudes que você toma. Ou seja, você, consumista é um ACOMODADO! Eu também dou os meus baques, até mesmo os inimagináveis. Mas logo me reconcilio pela confissão e tento deixar o meu orgulho de lado. E é maravilhoso se entregar nos braços de Jesus, é maravilhoso deixar ele agir sobre mim, é maravilhoso servir a Sua Igreja, pois sou acólito, é maravilhoso saber que Jesus me ama e que, na festa do seu nascimento, eu estava ali pertinho da gruta de Belém, aonde Deus se faz homem, é maravilhoso se aproximar donde o senhor se consagra para habitar o meu coração, através da comunhão.
Convido a você, novamente, a olhar para a ternura que reina na gruta de Belém A olhar para os olhos da Mãe Maria, que fita Jesus Menino com o mais doce brilho dos seus olhos, e deixa cair a lágrima mais suave que uma mãe pode ter. Convido a ser você a criança a qual recebe esta lágrima. Convido você a ser Jesus. Você pode. É só deixar ele reinar em seu coração, é só deixar ele fazer o que quiser, te abraçar, te amar, te dizer: eu te amo! Aí sim você deitará no colo de Maria e chorar até toda a maldade, todo o consumismo, todo o encardido sair dentro de seu coração, para que assim você compreenda que era mais um de tantos que deixava Jesus de lado em mais um aniversário.
Que você tenha um abençoado Tempo do Natal, irmão, irmã. E que nunca se esqueça do cristo que nasceu e morreu por você. Se possível, declare isto a Ele hoje, na Santa Missa que você vai comungar, ou na confissão que você vai confessar, se da Igreja de Jesus estiver afastado! Paz e bem!