sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ano Novo!


É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar.

É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos, de motivos.
O importante é viver cada momento e aprender sua duração,
pois a vida está nos olhos de quem sabe ver...

Desejo que no ano que vem, você...

Realize todos os seus sonhos;
Descubra a cada dia coisas novas para realizar esses sonhos...

Sonhos de Ano Novo

Não tenha medo de viver o momento em que eles acontecerem;
E, nesses momentos, descubra novos sonhos.

Feliz Ano Novo!

O Blog CEFAS deseja a todos um Abençoado 2012...

Jesus Subiu ao Céu!


A tradição bíblica cristã afirma que Jesus ressuscitou dentre os mortos e após quarenta dias subiu aos céus, onde está sentando à direita do Pai. Com a ascenção, Jesus quer atrair para junto de si toda a humanidade e, assim, garantir-lhe nosso lugar, por excelência, na obra da salvação. O pensamento e a ação do ser humano não podem visar apenas à vida terrena, e sim vislumbrar a glória que se revela por meio de Cristo Ressuscitado. Para Cristo, subir ao céu significa completar uma trajetória, ou seja, abrir-se para uma nova realidade e encontrar-se com o Altíssimo. Cristo volta para o seu lugar de origem e toma o lugar que lhe é devido. Ocupar a direita do Pai significa colocar-se ao lado do Todo Misericordioso, ocupando lugar de honra e divindade. Jesus inaugura um novo tempo na história da salvação, conferindo aos apóstolos a missão de testemunhá-lo para todos os povos. Como afirma o Catecismo da Igreja Católica: "no céu, Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio". (662). A Epístola aos Hebreus complementa: "por isso, é capaz de salvar totolmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive eternamente para interceder por eles" (7,25).
Nossa peregrinação terrestre termina em glória; é para lá que todos os corações se encaminham. Cristo na ascenção, nos abre as portas do paraíso para que tomemos consciência de que nosso tempo é fugaz e passageito. Precisamos viver neste mundo as alegrias da eternidade, experimentando a vida plena aqui e agora. Em cada gesto que fazemos, em cada ação cotidiana, onde quer que estejamos e com quem quer que estejamos não podemos perder a oportunidade de vislumbrar o céu. Neste sentido há uma bonita metáfora que diz que nossos olhos estão na parte superior do corpo para que olhemos sempre pra cima, para onde Deus está. Cada vez que voltamos nossas atenções para o céu, uma nuvem de bençãos e graças desce até nós. Garantimos nosso lugar em Deus cada vez que provemos o bem irradiamos beleza aos corações desanimados. A ascenção é o encontro de Cristo com o amor do Pai. É sem dúvida um momento ímpar de acolhida sem medidas e de fé profunda. É a perfeita comunicação dos dons espirituais ao homem que vive mergulhado na insatisfação e na desgraça. Aprendemos com o Ressuscitado a subir para os braços do Pai, a elevarmos nosso coração para o alto, onde as verdadeiras alegrias nunca acabam e se afirma naquele que operou m nós a graça de uma vez por todas. Busquemos também um lugar à direita do Pai e do Filho, com a consciência de que nossa missão é dar a vida pela salvação de todos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LEIAM E REFLITAM SOBRE O NATAL!

          Meus queridos irmãos e irmãs
          Alegria e paz aos seus corações!
          Resolvi escrever algo sobre o Natal do Senhor em sua oitava, pois, além de ainda ser tempo do Natal que, diga-se de passagem, só acaba com a festa do se Batismo, iniciando a primeira parte do Tempo Comum, escrevo por um motivo de alerta também. Poderia ter dado muito bem este alerta num dos últimos dias do tempo do Advento ou no próprio dia do Natal do Senhor. Mas quis fazer o que todos estão fazendo na Atualidade: deixando o verdadeiro Natal para depois ou simplesmente se esquecendo do que aconteceu a vinte e cinco de dezembro do século I em Belém.
          O Natal é tempo de solidariedade, é tempo de renovar a mentalidade, é tempo de paz, é tempo de amor.
Mas, primeiramente devemos nos relembrar de que o Natal não surgiu do nada, que não é só uma festasinha, como os capitalistas, os pagãos, os protestantes e a mídia quer que acreditemos. O Natal é o nascimento do verbo de Deus do seio da Virgem Maria. É tempo de irmos ao encontro do Menino Jesus e N'Ele buscarmos a solidariedade, a renovação, a cura interior, a paz. É no Cristo que devemos buscar principalmente o amor, e não em presentes, em programas televisivos etc. Até a Missa do galo teve de ser trocada de horário, mudando a tradição da Igreja, porque o povo está acomodado demais. A maioria dos católicos de hoje não tem compromisso com a Igreja no Natal, nem no domingo, nem em dias da semana, mas tem para uma festa, para um culto protestante, para meditações budistas, para horóscopo etc. A Igreja que Jesus fundou, assim como Ele próprio, estão sendo deixados de lado pelo consumismo, pelo paganismo, por qualquer outra coisa ruim. Lhe pergunto, irmão, irmã consumista: você ficaria magoado (a) se não ganhasse absolutamente nada no Natal, ou melhor, no seu aniversário? Nada mesmo. Atenção, presentes, dinheiro. Eu creio que ficaria profundamente abalado(a). Imagine. Você, o (a) aniversariante passar o seu aniversário somente com seus pais em sua sala sentados. Então eu lhe convido a olhar para como está o aniversário do seu DEUS! Como você e tantas outras pessoas o deixam de lado em toda Missa do Galo, em toda Missa de Natal que você falta, em toda comunhão que você ousa dizer ser simbólica, negando o que o seu DEUS,o que o nosso DEUS tão amável e compassivo nos revelou pela sua Igreja, que você também ousa dizer que é falsa nas atitudes que você toma. Ou seja, você, consumista é um ACOMODADO! Eu também dou os meus baques, até mesmo os inimagináveis. Mas logo me reconcilio pela confissão e tento deixar o meu orgulho de lado. E é maravilhoso se entregar nos braços de Jesus, é maravilhoso deixar ele agir sobre mim, é maravilhoso servir a Sua Igreja, pois sou acólito, é maravilhoso saber que Jesus me ama e que, na festa do seu nascimento, eu estava ali pertinho da gruta de Belém, aonde Deus se faz homem, é maravilhoso se aproximar donde o senhor se consagra para habitar o meu coração, através da comunhão.
            Convido a você, novamente, a olhar para a ternura que reina na gruta de Belém A olhar para os olhos da Mãe Maria, que fita Jesus Menino com o mais doce brilho dos seus olhos, e deixa cair a lágrima mais suave que uma mãe pode ter. Convido a ser você a criança a qual recebe esta lágrima. Convido você a ser Jesus. Você pode. É só deixar ele reinar em seu coração, é só deixar ele fazer o que quiser, te abraçar, te amar, te dizer: eu te amo! Aí sim você deitará no colo de Maria e chorar até toda a maldade, todo o consumismo, todo o encardido sair dentro de seu coração, para que assim você compreenda que era mais um de tantos que deixava Jesus de lado em mais um aniversário.
          Que você tenha um abençoado Tempo do Natal, irmão, irmã. E que nunca se esqueça do cristo que nasceu e morreu por você. Se possível, declare isto a Ele hoje, na Santa Missa que você vai comungar, ou na confissão que você vai confessar, se da Igreja de Jesus estiver afastado! Paz e bem!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do Advento


Tempo de penitência, mas com alegria predominante e não tristeza

Precisamos compreender o significado do Advento , que vem do grego parusia, que significa presença, chegada, presença iniciada.

Nesse significado "presença iniciada de Deus", o Todo-poderoso dá início ao mistério da redenção com Sua presença. Presença de Deus no mundo que já começou e presença que apenas começou, não consumada, a qual vem para dissipar as trevas do mundo e dos nossos corações. A presença do Cristo no mundo como Salvador.

Advento, a vinda do Senhor, já começada. Para levar o cristão a não ficar preso àquilo que passou, mas Àquele que virá. Nosso olhar deve estar voltado para o Senhor que vem.

Neste mistério do Advento precisamos ter uma posição ativa diante do Senhor e em preparação para Cristo fazer parte da nossa vida e vir ao nosso encontro. São Bernardo nos ajuda a compreender este mistério quando diz: “Este mistério é a revelação do próprio Deus em suas perfeições. É o plano concreto de Deus para a salvação do homem e a restauração do mundo todo em Cristo. Este plano é visto, não como um projeto hipotético, mas sim como um fato atual. É o Reino de Deus entre nós este mistério só pode ser conhecido por aqueles que penetram n'Ele, que acham seu lugar no Cristo Místico e por isso encontram o mistério realizado e preenchido em si mesmo”.

Por isso, este tempo é de penitência, mas com alegria predominante e não tristeza. Com a espiritualidade da esperança. Tempo de vigilância com lâmpadas acesas e preparados para a grande parusia.

Tempo de procurar os valores eternos, caminho de humildade, sobriedade, lealdade a liturgia e firmes na fé.

É de recolhimento interior de compunção, princípio da conversão, uma transformação, a metanoia.

sábado, 10 de dezembro de 2011

SAGRADA EUCARISTIA: SACRAMENTO DE VIDA E SANTIDADE

      "Estando para ser entregue, e abraçando livremente a Paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomai , todos, e comei. Isto é o meu corpo que será entregue por vós.' Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomai, todos, e bebei. este é o cáilice do meu sangue. O sangue da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.'"
          Meus queridos irmãos e irmãs, este é um dos pilares de nossa fé, cristã e católica. O primeiro e principal pilar é Jesus que, sobre a cátedra de Pedro (e de mais ninguém), fundou a sua Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. E a incumbiu por todo o sempre a celebrar em sua memória a celebração da Santa Ceia, onde o pão se transformou verdadeiramente em seu preciosíssimo corpo e o vinho se transformou verdadeiramente em seu preciosíssimo sangue, derramado na cruz para perdoar os nossos pecados e para santificar esta mesma Igreja. Se na Antiga Aliança se esperava a vinda do Messias, em sua honra, glória, poder e louvor, na Nova e Eterna Aliança Ele é dignamente celebrado por sua Igreja. Aí está o grande valor da Eucaristia que você comunga, que você partilha, de coração contrito e humilde na Santa Missa, a Sagrada Celebração da Eucaristia. É com este mesmo coração contrito e humilde que o Senhor deseja entrar no seu coração e na sua vida. Basta que você diga uma palavra: sim. Basta que você aceite a Eucaristia com toda a força do amor que brota do seu coração através da ação do Espírito Santo e da sua fé.
          O Sacramento mais importante que Jesus nos deixou. A Eucaristia é, pois, o sinal mais eficaz da presença do cristo no meio de nós, pois ela é o próprio Cristo. Enganam-se muito aqueles que desacreditam da Eucaristia. Há até mesmo os que afirmam ser simbólica. Protestantes a rejeitam, assim que rejeitam  a Santa Igreja e pensam que estão no caminho certo. Já nos disse Pio IX na encíclica Singulari Quidem que " Assim como há um só Deus, um só Cristo, um só Espírito Santo, assim também há uma só verdade divinamente revelada; uma só Fé divina que é o princípio da salvação do homem e o fundamento de toda a justificação, a Fé pela qual o justo vive e sem a qual é impossível agradar a Deus e chegar à comunhão dos Seus filhos. Há uma só Igreja una, verdadeira, santa e católica que é a Igreja Apostólica Romana. Há uma só cátedra fundada sobre Pedro pela palavra do Senhor, fora da qual não podemos encontrar nem a verdadeira Fé, nem a salvação eterna. Todo aquele que não tiver a Igreja como mãe não pode ter a Deus como pai, e quem quer que abandone a cátedra de Pedro sobre a qual a Igreja foi fundada confia falsamente que está na Igreja de Cristo. Na verdade, não pode haver crime maior e mancha mais repugnante do que se opor a Cristo, do que dividir a Igreja gerada e comprada pelo Seu Sangue, do que esquecer o amor evangélico e combater com o furor da discórdia hostil a harmonia do povo de Deus.” Podemos, a partir desta afirmação, reconfirmar, mais uma vez, que a |Igreja vem vem do Cristo, e sem a ação da  Igreja o Cristo não pode ser celebrado. Este derramou seu preciosíssimo sangue na cruz pela Igreja, e nós, como Igreja, corpo de Cristo, devemos deixar sermos banhados por este mesmo preciosíssimo sangue, para sermos plenificados pela graça de Deus e para que sejamos mais Santos. É impossível alcançar a Santidade sem a Eucaristia. Ela restaura as nossas forças, nos anima na difícil caminhada e nos enche o coração com o Espírito Santo.
         Se você está afastado da Igreja, da Eucaristia, eu o convido a voltar. Não sabe o que perde!
          Que a Paz do Senhor esteja sempre conosco! Amém!